E vamos mais uma vez ao incrível tópico de balanço de final de ano!!
Bom, meu ano foi bom, melhor que os últimos.
Passei no vestibular em Matinhos, cidade litorânea no Paraná com 30mil habitantes, para o curso de Licenciatura em Ciências. Minha família tem uma casa de verão aqui, próxima a faculdade, tudo se encaixou perfeitamente.
Minha primeira experiência vivendo sozinho por um longo período de tempo, a última foram 3 meses em um Estágio em São Paulo, 10 anos atrás. Bom, eu gosto de morar sozinho, ainda sou sustentado pelos pais infelizmente, meus remédios e tratamento por si só custam mais que eu poderia conseguir pagar com meus meios e trabalhos que já fiz. Já os custos de alimentação, moradia, contas, etc... Isso eu me encarrego, pois o custo de vida é mais baixo aqui no litoral e com cerca de 500 a 700 reais pago todas minhas necessidades de vida numa boa, incluindo passagens de ônibus para minha cidade natal, Curitiba. Como no restaurante da universidade, meus custos com alimentação são mínimos, o que sai mais caro são as contas de água, luz e internet, as passagens pra Curitiba e a ida semanal ao mercado. Chato é saber que meu tratamento médico ainda custa muito mais que isso. Mas, estou bem, tive poucas crises esse ano, tudo suave e controlável por medicação.
Comecei um estágio em uma ONG, e as atividades de trabalho são na ONG que trabalho. É basicamente um estágio de educação ambiental, sobre preservação de biodiversidade marinha. Vamos em escolas a todo tempo, é legal, eu gosto, me pagam o suficiente pra eu manter meus gastos mensais. Suave. Aqui o insta da ONG https://www.instagra...rogramarebimar/
Recebi os meus amigos mensalmente na casa dos meus pais em Curitiba. Jogamos bastante e é sempre muito bom. Amendoim, pipoca, cerveja, pizza, refri, e jogos multiplayer de sofá, local para 4 pessoas. Além de board games e filmes. Esse ano recebi o Baha lá em casa e foi uma delícia.
Games eu realmente não joguei nada esse ano. Os mais marcantes foram Horizon Chase Turbo, que platinei no steam. Fora isso, joguei Chrono trigger novamente, Puyo Puyo Tetris, joguei um pouco de Celeste, um pouco de Steam World Dig, o single player do towerfall, Platinei overcooked com um amigo... é acho que foi isso... acho que somando os multiplayer local, menos de 100h de video game durante o ano todo.
Em compensação joguei muito xadrez, iniciei em Janeiro no lichess, segundo maior site de xadrez online do mundo. lichess.org/@/gradual_xp esse é meu perfil lá. Não tive nenhum feito muito bom, o máximo que consegui foi ficar com pontuação equivalente aos 5% melhores do site, no controle de tempo Rapid. Mas em geral estive entre 15 e 5% dos melhores do site, e no final do ano dei uma desestimulada e parei de jogar a sério. Fiz cerca de 300h de xadrez esse ano, aproximadamente 2000 jogos.
Também engordei no final do ano, 7 kg. Estou vendo como emagrecer isso...
Leituras pessoais foi uma desgraça. Que eu me lembre, li menos de 15 livros esse ano. Foi bem ruim comparado com anos anteriores, principalmente porque eu costumo ler a noite e agora chego em casa 10:50 todo dia, e tenho que me arrumar para dormir então acabo pulando o tempo de leitura. O melhor livro do ano foi o Conto da aia e algumas short stories do Sherlock Holmes. Também li um livro de estudo de xadrez, e o resto a maioria foram não ficção para fazer trabalho na universidade. Eu não me conformo em ler só um capítulo e leio o livro todo. Dos não ficção tem um livro chamado BIG BANG, e Uma breve história do Mundo, que são bem bacanas e tem na biblioteca da UFPR, então peguei lá e li. Objetivo pra 2019 é ler o dobro de 2018...
Filme não vi nenhum, e séries passam longe do meu radar. Não consigo gostar de netflix mesmo. Já com música, segundo o spotify wrapped, fiz 48mil minutos de música esse ano, uma média de 2h e meia por dia.
Xuxulo me trouxe de Honk Kong um ipad, valeu!! Comecei a aprender a desenhar nele, no procreate, mas por enquanto eu só copio, estou aprendendo as ferramentas, depois eu faço algum curso de desenho.
Ano que vem tenho muitas coisas planejadas. No final do ano quando refizermos o tópico vocês irão ver o caos que será meu 2019...
No geral, nota 8 pra 2018, faltaram algumas coisas, mas essas eu planejo fazer em 2019.