Eu decidi criar esse tópico, só para informar, caso alguém ainda não saiba, sobre o novo procedimento dos Correios, no que diz respeito à importações. Resumindo, agora tudo pode ser feito pela internet. Agora não é preciso ir até agencia, para pagar os tributos decorrentes a importação. Com a possibilidade de pagar pela internet, é ´possível pagar com cartão de crédito e ou boleto bancário.
Primeiro, é necessário fazer um cadastro aqui :
https://apps.correios.com.br/cas/login
E ai depois é só acessar o portal dos Correios e ir na seção de minhas importações e nesta tela você conseguirá consultar todas as encomendas relacionadas ao seu CPF e ou CNPJ.
Algo assim :
A vantagem que agora, até pedir revisão de tributo pode ser feito por este portal.
Aqui há mais detalhes do novo processo :
https://www.correios...has_importacoes
Até o momento encomendas que não foram taxadas, não aparecem no portal, mas segundo os Correios, logo isto também será integrado.
E outra coisa, ainda existe a possibilidade de eles cobrarem outros serviços, além do despacho postal de R$ 12,00, nessa encomenda que eu contestei, cobraram um taxa por "serviços de digitação", o que eu não entendi. E pelo o que me falaram só deveria ser cobrado caso, a encomenda não tenha rastreio e eles tenham que incluir no sistema os dados da remessa e coisas assim.
Mas enfim, eu achei bem melhor, simplesmente, pelo fato de não ter de sacar dinheiro e ir na agencia dos Correios ficar horas lá isso foi bem positivo. E como eu mencionei acima, se sua encomenda aparecer ai, foi taxada. Estas três encomendas que estão listadas, são encomendas minhas que foram taxadas e outras duas que não foram taxadas, nem apareceram, mesmo pesquisando pelo número do rastreio.
Em duas cobraram o imposto correto e em outra erraram feio, nem deveria ser taxado pois o valor do item, custa menos de U$50,00. E só mostra que continua a mesma coisa de sempre, taxam por amostragem, e cobram o que quiserem, sem o menor critério.
E não duvido que voltem a taxar tudo e qualquer coisa, para aumentar a "receita" dos Correios, pois quando paga com o cartão de crédito, o estabelecimento são os Correios. Vai ver, estão fazendo isto para poderem cobrar mais caro quando for privatizar, pois os serviços dos Correios são muito ruins.